Terapia Ocupacional - Mais autonomia aos pacientes nas atividades cotidianas

O terapeuta ocupacional trabalha para restabelecer pacientes e adaptar o meio às suas necessidades, a fim de lhe dar mais autonomia na realização das atividades cotidianas. O curso de Terapia Ocupacional da Unesp é oferecido no campus de Marília e é tema do Guia de Profissões!

O Guia conheceu o Centro Especializado de Reabilitação II da Unesp, que agrega estágios e atividades dos cursos de Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Fonoaudiologia, realizando um importante trabalho de atendimento à comunidade.

Além da clínica escola, os estágios são realizados também em serviços do município de Marília. Segundo a coordenadora do curso, a Profª Drª Aila Dahwache, o curso “visa que o aluno conheça a demanda real do atendimento em serviços da saúde e que ele se torne um profissional generalista, capaz de atender diferentes áreas e diferentes serviços.”

O programa entrevistou também a terapeuta ocupacional da Apae Bauru, Simone Oliveira e Ana Júlia Sgavioli, terapeuta especializada em Pediatria.

Em entrevista, Ana Júlia falou sobre a importância da Terapia Ocupacional na reabilitação de crianças: “O meu objetivo não é simplesmente que a criança faça as atividades bem aqui em terapia,o meu objetivo é que ela seja independente na vida dela. E, se desde criança, ela for estimulada a ser independente, com certeza, quando adulta, ela vai ter um desempenho melhor na sociedade."