Engenharia de Telecomunicações - tecnologias aplicadas na telefonia, rádio, tv e redes

O engenheiro de telecomunicações atua no projeto, implantação, operação e manutenção de equipamentos e sistemas eletrônicos e de telecomunicações, que serão utilizados nas áreas da telefonia, rádio e televisão e redes de computador. A Unesp oferece o curso de Engenharia de Telecomunicações no campus de São João da Boa Vista.

O Guia de Profissões foi até São João da Boa Vista conferir o curso de Engenharia de Telecomunicações da Unesp. Para quem ainda não conhece, “o curso de Engenharia de Telecomunicações surgiu da Engenharia Elétrica e, por esse motivo, compartilha várias áreas de atuação, mas ele especializa vários conceitos, disciplinas e tecnologias que são aplicados em sistemas e redes de telecomunicações.”, esclareceu em entrevista o Prof° Dr° Carlos Lima, coordenador do curso.

Além das principais disciplinas, o público vai conhecer a moderna estrutura de laboratórios onde os alunos desenvolvem suas atividades extracurriculares e praticam aquilo que foi visto em sala de aula.

No segundo bloco do programa, o público vai conhecer o trabalho do engenheiro Wilson Guaraci, cuja empresa presta serviços de telefonia para operadoras do estado de São Paulo.

“As telecomunicações evoluíram muito. Em menos de 20 anos, a transformação foi significativa. A gente percebe a cada instante, nos telefones celulares hoje, se aparece um fato em qualquer lugar do mundo, em instantes, pelas redes sociais, o mundo inteiro fica sabendo.”, afirmou o profissional.