Radialismo - Produção de conteúdo para rádio, televisão e internet

O radialista atua na produção de conteúdo para diversos meios como a televisão, o rádio e a internet, aliando a tecnologia às diferentes linguagens. A Unesp oferece o curso de Radialismo, ou Rádio e TV, no campus de Bauru.

Nesta edição do Guia, você vai conhecer o curso de Radialismo da Unesp, as principais disciplinas vistas na graduação, a estrutura oferecida pela faculdade e as possíveis áreas de atuação para o aluno formado.

Para o Prof° Dr° Marco Américo,“um dos diferenciais do nosso curso de Rádio e Televisão é estar em uma universidade pública, que oferece uma estrutura de atividades complementares,atividades de pesquisa muito amplas. Então os alunos têm a possibilidade de participar de cursos de extensão, ou seja, projetos que têm integração com a comunidade.”

No segundo bloco, você vai conferir os bastidores do programa e conhecer o trabalho de radialistas e outros profissionais que fazem o Guia de Profissões.

Em entrevista, a produtora Monica Ishikawa esclarece que um programa de televisão “conta com vários profissionais trabalhando juntos por um único objetivo, com cada profissional focado em uma etapa. E o produtor seria aquele profissional que está envolvido em todas as etapas. É o profissional que, desde o início, da elaboração do roteiro, do levantamento de pauta, já sabe o produto que ele quer no final.”

E um dos profissionais que contribuem para dar forma ao Guia é o editor de imagens Renan Bolaño, que também conversou com a gente. Para ele, “sem a edição, a gente não tem história. Seriam imagens jogadas sem nexo nenhum. Eu acho que o nosso trabalho é escolher a trilha certa, achar a imagem certa e colocar na hora certa, para que a história fique do jeito que o editor imagina que ela deva ser contada.”