O Guia apresenta os cursinhos pré-universitários da Unesp!

Você sabia que a Unesp oferece cursinhos pré-universitários gratuitos? Eles fazem parte de projetos de extensão desenvolvidos por alunos e professores de diversos campi da universidade e possibilitam que muitos jovens, principalmente oriundos de escolas públicas, tenham acesso ao ensino superior.

Para a pró-reitora de extensão da Unesp, a Prof ª Dr ª Cleopatra Planeta, o projeto tem relevância junto à comunidade, pois “a possibilidade de ingresso na universidade é uma oportunidade de transformação social tanto no ponto de vista pessoal, quanto do ponto de vista mais amplo. Já que esses alunos egressos do cursinho têm a oportunidade da formação na universidade e eles podem voltar e atuar como profissionais. Isso muda tanto a vida da pessoa como a comunidade em que ele atua.”

E se os cursinhos transformam a história de muitos jovens anualmente, eles também fazem a diferença na formação dos graduandos da Unesp que atuam nos projetos, tanto na administração e coordenação, como em sala de aula.

A aluna de Ciências Biológicas da Unesp de Bauru, Júlia Chiti, é coordenadora discente e professora do Cursinho Ferradura. Em entrevista, ela afirmou que “o cursinho é muito importante porque ele permite que a gente conheça o ambiente da sala de aula, como são os alunos, como é criar uma didática, como é diferente da teoria e que a prática é muito mais complexa. A gente consegue também entender que a realidade da sociedade em que a gente vive é muito diferente, inclusive, do que a gente espera.”