Azulão é uma criatura azul carismática e agitada, de grandes sobrancelhas e olhar curioso. Um dia ele visita o laboratório de um antigo professor de seu pai, o cientista Apolônio. A partir daí, tem início uma série de episódios divertidos e educativos onde aprender se torna pura diversão. E a proposta de “Apolônio e Azulão” é justamente essa: fazer com que as crianças aprendam brincando.
O público-alvo são as crianças entre sete e nove anos de idade.
“Apolônio e Azulão” mistura manipulação de bonecos e animação. No laboratório do Apolônio, os personagens vivem situações que vão aguçar a curiosidade do Azulão. São dúvidas muito frequentes entre as crianças: como funcionam as câmeras fotográficas? Como nasce uma planta? O que são as fases da Lua? Como viviam os dinossauros? E o Apolônio responde a todas elas, de maneira bem didática e ricamente ilustrada.
Além de se divertir assistindo às aventuras de Apolônio e Azulão, as crianças também vão poder interagir com o programa por meio do controle remoto da televisão. Cada episódio tem um momento “game”, em que é possível ajudar os personagens a resolver um problema. Utilizando botões do controle remoto, é possível encaixar peças, capturar objetos, selecionar respostas, ligar coisas. Para interagir é necessário que o televisor seja digital do tipo DTVi – com o padrão Ginga de interatividade – ou possuir um conversor para esse tipo de conteúdo. Mas, e se a TV não possuir o sistema? Não tem problema, os roteiros foram construídos de modo que o fluxo da narrativa não seja interrompido na hora dos jogos e as crianças se divirtam mesmo sem utilizar a interatividade.
Todo o conteúdo foi feito por funcionários e colaboradores da TV Unesp, desde a concepção, passando por roteiros, confecção e manipulação dos bonecos, dublagem dos personagens, cenário, animações, música e programação para interatividade.
Os programas seguem basicamente três etapas: uma introdução ao tema, a partir da dúvida de Azulão; a resposta do professor Apolônio e, por fim, a recapitulação. Cada episódio continua também na internet, onde há um aprofundamento do tema.
A partir dos roteiros, foram desenvolvidas as animações e aplicações interativas. O processo envolveu os departamentos de Videografismo e Tecnologia da Informação.
A possibilidade de criar e testar as aplicações interativas no projeto “Apolônio e Azulão” foi resultado do projeto Ginga BR.Labs, do Ministério das Comunicações, dentro do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento do Padrão Nacional de Interatividade da Televisão Digital Brasileira – Programa Ginga Brasil. A TV Unesp está entre as 10 emissoras públicas brasileiras contempladas no edital que previa a implantação de conteúdos e aplicações interativas.
Dar vida aos roteiros e aplicações interativas foi o trabalho do departamento de Videografismo.
“Apolônio e Azulão” conta também com trilha musical original. A música foi concebida de modo que as letras variem conforme a curiosidade do dia, mantendo-se o mesmo refrão, fácil e divertido. A ideia é que a criança se familiarize com o tema a cada vez que assistir ao programa.
Em breve, você vai conhecer como é o trabalho da equipe que dá vida ao Apolônio e Azulão.