Conheça os múltiplos usos do GNSS

Os Sistemas de Navegação Global por Satélite (da sigla em inglês, GNSS) permitem saber o posicionamento de um objeto em qualquer ponto da superfície terrestre.

O mais famoso sistema de navegação é o GPS desenvolvido pelos EUA. Porém, além dele, existem outros sistemas como o russo GLONASS e, futuramente, o europeu GALILEO e o chinês COMPASS.

O que eles têm em comum é que fazem muito mais do que mostrar o caminho para sua casa, servindo para diversos trabalhos de monitoramento e medições atmosféricas e de superfície.

O pesquisador João Francisco Galera Monico, da Unesp de Presidente Prudente, fala sobre os múltiplos usos do GNSS.

Ele, em conjunto com pesquisadores e orientador, utiliza o GNSS para estudos na área de cartografia e geodésia (ciência que estuda as medições das características físicas e representações do planeta Terra). São diversas pesquisas realizadas: como o monitoramento do nível de água em reservatórios e na atmosfera, além da possibilidade do uso na navegação aérea.

O projeto NavAer, aprovado pelo INCT e realizado em conjunto com diversas instituições, tenta implementar a navegação aérea no território nacional

Galera e orientados monitoram o nível de água em reservatórios, como esta barragem