Introdução da cultura do figo na região de Dracena

https://youtu.be/a10OUdzE5gk

O figo é uma das principais frutas exportadas pelo Brasil, sendo a terceira mais exportada entre os frutos de clima temperado.

A pesquisadora Maria Gabriela Fontanetti Rodrigues, da Unesp de Dracena, fala sobre a introdução da cultura do figo na microrregião de Dracena.

Ela, em conjunto com orientados, estuda a adaptação de quarenta e cinco diferentes espécies de figueiras para testar quais se desenvolvem melhor no clima de Dracena, servindo, assim, como uma alternativa de plantio e diversificação da produção rural na região.

Além disso, Gabriela estuda novas formas de plantio da acerola utilizando enxertagem. A ideia é tentar padronizar os níveis de vitamina C na fruta, aproveitando que Dracena é a maior produtora de acerolas do estado de São Paulo.

Ela também estuda a produção de flores, reaproveitamento de sobras de frutas para alimentação animal e tem um projeto de extensão com o desenvolvimento de uma agrofloresta sensorial, visando o atendimento de alunos da APAE.

Pesquisadora Gabriel e alunos na plantação experimental de figueiras. Atualmente, há 45 diferentes espécies de figueiras plantadas

Toda a plantação utiliza irrigação por gotejamento, diminuindo as chances de aparecimento de ferrugem

Muda de acerola utilizada no projeto de enxertagem

Maracujá: uma das plantas que farão parte da agrofloresta sensorial

Pesquisa com flores visa, também, melhorar o ambiente onde vivemos