Unesp em Debate discute a verificação das autodeclarações de candidatos negros e pardos

https://youtu.be/L8zZf1_H57Y

No Unesp em Debate desta segunda-feira (25/03), uma conversa sobre a verificação das autodeclarações de candidatos negros e pardos na Unesp. O professor da Unesp, Juarez Xavier, presidente da Comissão Central de Averiguação das Autodeclarações, fala sobre a história da adesão das cotas raciais na Unesp, e da expulsão de 27 alunos no fim de 2018 por inconsistência nas autodeclarações. Ele faz um balanço dos acertos e dos aprendizados com o sistema de averiguação, que teve início em 2017, para que neste ano o processo seja mais eficiente.

Juarez explica os critérios utilizados pela universidade na autodeclaração de pretos e pardos e discute o que significa ser negro ou pardo em um país tão miscigenado como o Brasil, em que a diferença entre as etnias pode não parecer tão óbvia. O professor Juarez comenta ainda as diferenças entre racismo de origem e de marca, e os conceitos de fenótipo e heteroidentificação.

A conversa é ampliada para a necessidade de políticas públicas étnico-raciais no Brasil. Juarez também comenta aspectos culturais brasileiros que naturalizam e reforçam a desigualdade social e racial, indicando caminhos para um país mais equânime.