
Unesp em Debate detalha vestibular 2020 da Unesp e a atuação da Vunesp
Dividido em três blocos, o Unesp em Debate desta semana (09/09) conta com a participação do professor Antonio Nivaldo Hespanhol, Diretor-Presidente da Fundação Vunesp. O programa discute questões como logística, organização, correção, reserva de vagas e cálculo das notas do vestibular 2020 da Unesp. Além disso, Antonio explica o funcionamento interno da Vunesp e as outras atividades realizadas pela instituição.
Com inscrições abertas até 7/10, o vestibular 2020 da Unesp abrange diferentes modalidades de inscrição. Antonio esclarece como funciona cada uma delas e quais são os critérios para que o candidato possa ter isenção de taxa, seja parcial ou total.
O professor reforça que hoje a Unesp conta com 50% das vagas reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas e, dentre essas vagas, 35% são destinadas para alunos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. Contudo, Antonio afirma que essas autodeclarações são averiguadas por uma comissão com intuito de evitar fraudes.
Durante o segundo bloco, a discussão passa para a prova em si, explicando sobre o formato, a elaboração das questões, os critérios de avaliações e as notas.
Para finalizar, o convidado explora a atuação da Vunesp e suas outras atividades. Além do vestibular da Unesp, a fundação elabora outros 65 vestibulares, concursos e avaliações por todo o país.